Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - Avaré teve 43 ligações clandestinas de energia desfeitas em 2022

Avaré teve 43 ligações clandestinas de energia desfeitas em 2022

Avaré teve 43 ligações clandestinas de energia desfeitas em 2022

legenda: CPFL Santa Cruz realizou mais de cinco mil inspeções em 27 municípios; em Ourinhos, a quantidade de “gatos” diminuiu

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

As ações de inspeção contra fraudes e furtos de energia, os populares “gatos”, permitiram à CPFL Santa Cruz regularizar 235 ligações clandestinas em Ourinhos e outros 26 municípios da região em 2022.

Na região, a cidade de Avaré lidera o ranking com 43 ligações regularizadas em 2022. Na sequência, aparecem Cerqueira César (40) e Jacarezinho (32). Enquanto alguns municípios apresentaram queda, outros tiveram mais casos de ligações desfeitas, caso de Jacarezinho e Itaí.

“Fizemos mais de cinco mil inspeções em campo. Essas verificações são cada vez mais assertivas, já que partimos de uma base de dados que nos indica endereços onde possivelmente a prática está presente. Além das inspeções, seguiremos trabalhando, em tecnologias e sistemas cada vez mais robustos e integrados”, comenta Victor Rios Silva, gerente de Recuperação de Energia da CPFL Energia. 

Confira a lista das dez cidades com mais casos de ligações clandestinas desfeitas, em 2022, nas regiões de Ourinhos:

Ao fazer uma ligação clandestina, o morador coloca em risco a sua vida, a da família e a dos vizinhos. Isso porque o “gato” não segue qualquer padrão de segurança da rede elétrica. Em geral, ele é feito com fios, relógios e disjuntores adulterados, sem a certificação do Inmetro. Além disso, o risco de oscilações no fornecimento de energia, curto-circuito e incêndio é constante porque as ligações irregulares podem causar sobrecarga na rede elétrica.

O combate às fraudes e ao furto de energia também é importante pelo aspecto comercial. Parte da energia furtada é reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no cálculo da tarifa, ou seja, os demais clientes, com fornecimento e conta regulares, acabam pagando parte do valor que deixou de ser pago pelos fraudadores.

Denúncia e tipificação criminal

Clientes da CPFL podem contribuir de forma sigilosa, para o combate às irregularidades. As denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para Android e iOS, pelo site www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br​. As denúncias são anônimas e ajudam a companhia a identificar locais que estejam praticando fraudes na ligação de energia.

O furto de energia é crime previsto no Código Penal brasileiro. A pena pode chegar a oito anos de prisão. Sempre que constatada fraude, a empresa preenche um Termo de Ocorrência de Inspeção (TOI) e, na sequência, calcula a quantidade de energia que deixou de passar pelo medidor do local. Assim, estabelece o valor correspondente, que deverá ser pago à distribuidora.

Investimentos e novas tecnologias

A CPFL Energia investe em novos processos e tecnologias para minimizar o impacto da prática de furto de energia. Para instalações residenciais, uma das ações é a instalação de caixas blindadas. Já para clientes industriais e comerciais, são utilizados conjuntos de medição. Em 2022, na região de Ourinhos, 23 grandes clientes foram blindados com conjuntos de medição, de maneira preventiva, ou por motivo de fraude de energia. Esses equipamentos realizam a blindagem dos medidores e permitem o acesso apenas aos técnicos da companhia. Além disso, o consumo é acompanhado em tempo real e a leitura e faturamento são realizados a distância. Assim, a empresa evita a reincidência da irregularidade, diminui o número de inspeções necessárias e, por consequência, de regularização.

Em outro pilar, a companhia investe em inteligência artificial (IA) e sistemas integrados que tornam as inspeções de campo ainda mais assertivas. “A IA consegue identificar, por exemplo, se um cliente teve uma queda brusca no consumo de energia, além de outras informações que podem indicar uma fraude na ligação. Assim, o sistema consegue nos listar endereços para os quais o alerta de fraude já está ligado”, complementa Silva.

Além dos investimentos em processos, a CPFL também trabalha em conjunto com os órgãos públicos e as autoridades policiais para coibir a prática de fraudes e furtos e realizar operações especiais.

FONTE: Assessoria CPFL

(19) 3756-8413 / (19) 3756-8492

jornalismocpfl@novapr.com.br

https://www.cpfl.com.br

 

Compartilhar:
Veja Também