Avaré terá Oficina de Controle de Pragas e Doenças
legenda: Oficina será ministrada no Instituto Federal São Paulo, Campus Avaré
Fonte da Foto: InternetNo próximo dia 29 de junho, sexta-feira, acontece em Avaré a Oficina de Controle de Pragas e Doenças no Sistema Organânico. Será das 8h as 17h, no Instituto Federal São Paulo (IFSP), Campus Avaré, localizado na Avenida Professor Celso Ferreira da Silva nº 1.333, Jardim Europa.
A oficina é dirigida a agricultores, técnicos, estudantes de ciências agrárias e biológicas e interessados no tema. A inscrição deve ser feita no local do evento, com apresentação do CPF e RG. É Obrigatório o preenchimento de ficha de inscrição e assinatura da lista de presença. A entrada é gratuita.
O instrutor será o engenheiro agrônomo Sérgio Pimenta, com o apoio de Estela Gato Ferreira e Tatiane Rodrigues da Rocha e Curso de Gestão de Agronegócio - IFSP Campus Avaré. A realização é do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica - NEA AVARÉ.
O evento tem ainda o apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo SAA; CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral; CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Casa da Agricultura de Avaré - CA Avaré; CATI Regional Avaré; Prefeitura da Estância Turística de Avaré; IFSP Campus Avaré; AREA - Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré; Associação Orgânicos Avaré e Organização Ambiental Teyquê-Pê - OAT - Núcleo OAT Avaré. Mais informações: 14-3733-7757 - Casa da Agricultura de Avaré.
Programação: (sujeita a alterações)
Parte Teórica:
1. Remoção dos restos da cultura anterior
2. Uso de adubos verdes
3. Aplicação de adubos orgânicos
4. Tratamento do solo para controle de doenças
5. Tratamento do solo para controle de nematóides
6. Sistema PMB e o uso de mudas altas no controle de pragas e doenças
7. Procedimento para recebimento das mudas e cuidados nos primeiros dias
8. Aplicação de cobertura morta
9. Planejamento e integração de métodos agroecológicos de controle de pragas e doenças
Parte Prática:
1. Uso de microorganismos para controle de pragas e doenças
2. Uso de inimigos naturais para controle de pragas
3. Uso de métodos alternativos para controle de pragas e doenças no sistema orgânico de produção