Avaré terá o primeiro evento sobre Esclerose Múltipla nesta quinta-feira (29)
legenda: Palestras com especialistas, mesa redonda e sessão de perguntas e respostas fazem parte da programação
Fonte da Foto: internet ilustrativaComo parte da campanha “EM Ação”, que tem por objetivo aumentar a conscientização sobre a esclerose múltipla e promover o entendimento sobre os desafios enfrentados por quem vive com essa condição, na próxima quinta-feira, 29, ocorre em Avaré o primeiro evento sobre a doença.
Palestras com especialistas, mesa redonda e sessão de perguntas e respostas está na programação do evento que terá como lugar o auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus de Avaré, a partir das 19 horas.
A organizadora e representante oficial da campanha em Avaré, Laura Santos, que também é portadora de esclerose múltipla, afirma que o evento proporcionará uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. “A presença do público em geral será de grande importância para o sucesso do evento, pois acreditamos que a participação maciça da comunidade contribuirá significativamente para enriquecer o debate com informações valiosas e atualizadas sobre a esclerose múltipla”, argumenta Laura.
O que é EM?
A esclerose múltipla (EM) é uma doença neurológica autoimune, que não tem cura, e que acomete o sistema nervoso central, composto pelo cérebro e a medula espinhal. Atualmente, 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo têm EM. Estima-se que no Brasil, cerca de 40 mil pessoas vivem com a doença. O Agosto Laranja vem, nos últimos anos, conectando pessoas afetadas pela doença e desafiando as barreiras sociais que fazem com que se sintam solitárias e socialmente isoladas. As comemorações do Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30 de agosto) são uma oportunidade de defender por melhores serviços, celebrar redes de apoio e defender o autocuidado.
Esta é uma doença autoimune crônica que pode apresentar uma ampla gama de sintomas e desafios para os pacientes. Esta condição neurológica é uma das mais comuns que afeta adultos jovens, possui predileção pelo sexo feminino, e é caracterizada por danos à mielina, a substância que protege as fibras nervosas no cérebro e na medula espinhal, mediados por ataque pelas células de defesa do próprio indivíduo. Os sintomas mais comuns da esclerose múltipla são fraqueza dos membros e dificuldade para caminhar, a perda da visão em um ou nos dois olhos, visão dupla, as parestesias (dormências e formigamentos), desequilíbrio e falta de coordenação motora, tonturas e zumbidos, tremores, dores, fadiga e alterações no controle da urina e fezes. (Fonte Portal Fiocruz)