Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home2/ovictoriano/domains/ovictoriano.com.br/public_html/models/pageModel.php on line 435
Jornal O Victoriano de Avaré - Avaré tem mais de 26,3 mil faltosos no esquema de vacinação da Covid-19

Avaré tem mais de 26,3 mil faltosos no esquema de vacinação da Covid-19

Avaré tem mais de 26,3 mil faltosos no esquema de vacinação da Covid-19

legenda: A maioria é de pessoas que deixaram de tomar a 4ª dose

Fonte da Foto: Internet - Ilustrativa

O município de Avaré tem 26.320 faltosos no esquema de vacinação contra a Covid-19 que inclui da 2ª a 4ª doses. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde durante a 3ª Audiência Pública do setor realizada no final do mês de maio relativa ao 1º quadrimestre de 2023.

Do total, são 4.840 faltosos da 2ª dose, 132 pessoas da 3ª dose (adicional) e 21.348 da 4ª dose adicional, sem contar a vacinação com o imunizante bivalente que não teve os números divulgados.

Já em todo país foram mais de 21,3 milhões de pessoas que reforçaram a proteção contra a Covid-19 por meio das doses bivalentes da vacina. O balanço se refere aos dados de vacinação informados por estados e municípios até o início de junho. Estão aptos a receber o imunizante bivalente todos os brasileiros maiores de 18 anos que tenham completado o ciclo inicial com as duas doses da vacina, respeitando um intervalo mínimo de quatro meses após a última dose.

A vacinação é a forma mais segura e eficaz de proteção contra casos graves e óbitos pela doença. Para retomar as altas coberturas vacinais do Brasil, o Ministério da Saúde promove o Movimento Nacional pela Vacinação. Um dos principais objetivos é reconstruir a confiança da população nos imunizantes.

 “Orientamos que os municípios aproveitem a oportunidade da visita das pessoas à unidade de saúde para atualizar a imunização contra a Covid-19 e, se for possível, atualizar outras vacinas pendentes no calendário de cada um”, reforça o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti.

Por que devo tomar a dose de reforço?

Mesmo que você já tenha tomado as doses do esquema primário de vacinação, é necessário tomar a dose de reforço, conforme recomendação para sua faixa etária. Com o tempo, o organismo pode perder a memória imunológica contra o vírus.

Todos os imunizantes ofertados à população são testados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de serem disponibilizados. Na fabricação, depois de feitos todos os testes, a empresa precisa apresentar a documentação referente aos resultados das pesquisas. Assim, técnicos da Anvisa verificam os dados de segurança, eficácia e qualidade do imunizante para, então, liberar a comercialização. Os imunizantes disponíveis nos postos de saúde passaram por todo esse processo e têm a segurança garantida.

Com informações do Ministério da Saúde

Compartilhar:
Veja Também