Aulas começam na rede estadual na segunda, 29, com novidades para estudantes
legenda: Entre 29 de julho e 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto
Fonte da Foto: internet ilustrativaOs mais de 3 milhões de estudantes matriculados na rede estadual de São Paulo retornam às salas de aula para o início das atividades do 2º semestre na segunda-feira (29). A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organizou uma série de atividades e iniciativas com foco na aprendizagem de alunos do ensino fundamental e médio.
Entre 29 de julho e 2 de agosto, as escolas dão continuidade às aulas de revisão de conteúdo para as provas de recuperação marcadas para os dias 5 e 6 de agosto, com repescagem nos dias 8 e 9 de agosto caso a escola necessite de adiamento devido a feriados ou outras circunstâncias. A primeira etapa foi antes das férias de julho. A recuperação também será aplicada no fim do ano para aqueles com dificuldades no 3º e 4º bimestre.
A Seduc-SP vai testar os conhecimentos dos estudantes na escrita. A partir de 19 de agosto, os alunos matriculados entre o 6º ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio participam da 1ª edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais. A competição tem como objetivo incentivar e valorizar a autoria dos alunos por meio da produção textual e contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista. Assim como na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais (Omasp), os estudantes disputam medalhas de ouro, prata e bronze, concedidas às melhores redações.
Outra novidade é a tutoria de língua portuguesa e matemática. A Seduc-SP vai apoiar estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) na recuperação de defasagens de aprendizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. A partir de agosto, 200 unidades, selecionadas entre 20 Diretorias Regionais de Ensino da capital, região metropolitana e interior contarão com o apoio de professores tutores com experiência em alfabetização e letramento. Vão compor as turmas multisseriadas alunos com dificuldades básicas associadas à leitura, escrita e operações matemáticas, conforme a Seduc-SP. O desempenho nas tarefas será acompanhado de perto pelos professores tutores. (Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul e Seduc-SP)