Audiências definirão regras para pesca na Represa
A Câmara Municipal sediou no último dia 12 de abril, a 1ª Audiência Pública sobre Turismo de Pesca de Avaré, numa iniciativa dos vereadores Alessandro Rios e Jairo Alves, o Jairinho do Paineiras.
Foram levantados os pontos favoráveis, desfavoráveis e propostas para implantar o Turismo de Pesca na região. Os participantes destacaram por unanimidade a existência de pesca predatória, verificando a necessidade de introduzir no município uma legislação de pesca municipal com “cota zero” para algumas espécies, sendo inclusive entregue abaixo assinado neste sentido, contendo cerca de 800 assinaturas.
Várias pessoas opinaram sobre os assuntos abordados, sendo consensual a necessidade da preservação de várias espécies de peixes e do meio ambiente, através de ações de conscientização, novas legislações específicas e muita fiscalização, sendo mencionado que a pesca com rede, tarrafa e arpão são as mais prejudiciais.
Ficou acordado a realização da 2ª Audiência Pública sobre Turismo de Pesca, que ocorrerá no dia 10 de maio de 2018, às 19h, na Câmara Municipal de Avaré, quando será apresentado um Projeto de Lei Municipal de Pesca “Cota Zero”, visando amplo debate consultivo com a sociedade avareense e outras cidades da região.
Para o vereador Alessandro Rios, “o Turismo de Pesca pode movimentar a economia local, gerar empregos e rendas, preservar os recursos naturais e incentivar o lazer esportivo, sendo uma boa opção para alavancar a economia local, já que Avaré protagoniza um cenário muito favorável para referida atividade", disse.