Atividades marcam campanha contra abuso e exploração infantil em Avaré
legenda: Caminhada, apresentações artísticas e palestra fizeram parte da programação que busca conscientizar população
Fonte da Foto: SecomCelebrado em 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi marcado por uma série de atividades em Avaré.
Com o lema "Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", a campanha de prevenção e combate à prática criminosa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS).
A programação teve início com uma caminhada, cuja concentração ocorreu no Largo São João e reuniu centenas de pessoas.
Com cartazes e flores amarelas nas mãos, símbolo da campanha, técnicos da SEMADS, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, professores e alunos de escolas municipais e integrantes de entidades assistenciais percorreram a Rua Rio Grande do Sul até a Concha Acústica.
A proposta foi chamar a atenção da população e alertar sobre o problema. A caminhada contou com o apoio da Polícia Militar (PM), que acompanhou os participantes durante todo o trajeto.
Instituições da sociedade civil e secretarias municipais de Educação e Cultura também participaram da atividade.
Apresentações artísticas
A programação teve continuidade com apresentações artísticas dos projetos sociais que atuam em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Avaré.
Sob o comando da Arte Educação de Avaré, alunos da Escola Municipal Maneco Dionísio fizeram o plantio simbólico de flores amarelas no jardim da praça.
O curso de Psicologia da Faculdade Eduvale e de Biomedicina da UniFSP também estiveram presentes no evento.
Soltura de balões
O evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi encerrado com a soltura de balões amarelos, que representaram as vítimas de abuso.
"O objetivo é chamar a atenção para a causa. No entanto, a campanha de prevenção e combate ao abuso infantil tem continuidade nas escolas municipais, equipamentos da Assistência Social e em toda a sociedade", afirma a SEMADS.
Palestra
Outra atividade relacionada à campanha foi o 1º Encontro de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realizado na terça-feira, 17.
O evento reuniu aproximadamente 200 pessoas da região na Câmara Municipal de Avaré.
A edição contou com a palestra de Anna Luiza Calixto, referência na área. Militante na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a convidada é autora de literatura infantil e fundadora do Projeto Os Cinco Passos.
Denúncias
Denúncias sobre violações de direitos de crianças e adolescentes podem ser denunciadas por meio do Dique 100.
Outra opção é acionar a Polícia Militar por meio do 190 ou entrar em contato com o Conselho Tutelar de Avaré.