Alunos do Curso Básico de Libras se formaram no último dia 22
legenda: O objetivo foi promover a inclusão da pessoa com surdez e deficiência auditiva
Fonte da Foto: SecomA Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Avaré (SMDPD) concluiu a capacitação dos alunos do curso básico de libras. O treinamento, aberto ao público e especialmente voltado aos servidores municipais e aos familiares de pessoas surdas teve como objetivo promover a inclusão da pessoa com surdez e deficiência auditiva.
A SMDPD realizou curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) por meio da empresa USELIBRAS.
O curso que teve a duração de 6 meses, com início em 06 de julho e capacitou 34 munícipes entre pessoas com surdez e seus familiares, servidores municipais, funcionários de empresas que realizam atendimento ao público, professores entre outros.
Os alunos vestindo uma camiseta com os dizeres "Aprender Libras é um ato de amor", receberam o certificado em nível básico e já demonstram interesse em dar continuidade ao curso
Para 2023 serão abertas mais 50 vagas distribuídas em duas turmas de 25 alunos, uma para iniciantes e outro para nível intermediário.
Para o instrutor de Libras Guilherme Barreto, linguagem é como se fosse "água matando a sede de comunicação da comunidade surda que precisa se comunicar e ter os seus direitos garantidos".
Várias homenagens aconteceram na noite de formatura com destaque a um dos alunos que fez o discurso de agradecimento em Libras, o que emocionou a todos os presentes inclusive pessoas com surdez que ali estavam e puderam interagir com o evento.