Abordagem Social em Avaré realiza quase 1.800 atendimentos em 100 dias

legenda: Serviço Especializado da Prefeitura já encaminhou dezenas de pessoas em situação de rua para acolhimento e apoio social
Fonte da Foto: SecomNos primeiros 100 dias de 2025, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), realizou 1.776 abordagens a pessoas em situação de vulnerabilidade nos espaços públicos da Estância Turística de Avaré.
A equipe do SEAS encaminhou 50 pessoas para a Casa de Passagem e 52 indivíduos para seus municípios de origem, com fornecimento de passagens gratuitas. Além disso, 232 passagens foram distribuídas para migrantes, itinerantes e pessoas em situação de rua que aceitaram o auxílio.
Os dados integram o relatório de prestação de contas apresentado pelo órgão, vinculado ao CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e à Casa de Passagem, que atua diariamente na garantia de direitos assistenciais, especialmente com aqueles que utilizam ruas, praças e calçadas como forma de sobrevivência.
O balanço também revela que 51 pessoas foram orientadas e encaminhadas ao Cadastro Único para acesso ao Bolsa Família, enquanto outras 108 passaram por atendimentos diretos no CREAS. O trabalho em rede com o PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos) somou 204 atendimentos técnicos.
O SEAS alerta que nem todas as pessoas que aparentam estar em situação de rua realmente estão: muitas são acompanhadas pelo CRAS e possuem residência fixa. Já os que vivem efetivamente nas ruas recebem atenção diária com objetivo de construção de um novo projeto de vida.
A atuação ocorre das 7h às 19h, todos os dias, com uma equipe formada por agentes sociais e uma assistente social que articula ações junto à rede assistencial e de saúde.
A população pode colaborar com o trabalho acionando o SEAS em casos de mendicância, aglomerados em espaços públicos, uso de bebidas alcoólicas em vias públicas ou ocupação indevida de calçadas e comércios. O contato pode ser feito pelo telefone (14) 9 9749-0099.