20 de janeiro: Dia Nacional do Fusca
legenda: Ele teve 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, todas na fábrica de São Bernardo do Campo
Fonte da Foto: InternetSe você é proprietário de um Fusca, não importa o ano ou modelo, comemore. Querido por todos, o Volkswagen Fusca faz parte da história do Brasil e por isso recebeu a honraria de ter um dia em sua homenagem: hoje, dia 20 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Fusca. A data marca o início da produção nacional do carro popular da VW no País.
Nos encontros de veículos antigos promovidos pela Associação Avareense de Antigomobilismo (AAVANT) a presença de fuscas é em grande maioria e os modelos sempre se destacam. No Museu do Automóvel de Avaré, localizado na Rua Santos Dumont nº 1900, Brabância, os visitantes podem conferir diversos modelos de fuscas.
O Museu do Automóvel é um dos poucos do gênero no Estado ainda em franca atividade. Semanalmente, aos sábados, a partir das 14h, o espaço fica aberto ao público e, durante a semana, recebe turistas e estudantes em visitas agendadas.
HISTÓRIA DO FUSCA - O modelo foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos.
Ele teve 3 milhões de unidades produzidas no Brasil, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996.
No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.